quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque

Hoje as Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque visitaram a Capela do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Riacho da Cruz/RN, onde fiéis aguardavam.

O que é uma RELÍQUIA? Olhando no dicionário, podemos encontrar a seguinte definição de relíquia: "Parte do corpo de um santo; qualquer objeto que lhe pertenceu".

Quem é Margarida Maria? Margarida Maria nasceu na aldeia de Vérosvres, na Borgonha, em 22 de Julho de 1647. Recebeu o batismo três dias mais tarde, a 25 de Julho. Muito cedo, impelida por uma moção interior, dá-se a Jesus. Após uma primeira infância feliz, fica órfã de pai aos 8 anos. Começa então para ela uma vida de sofrimento. Internada num pensionato de Religiosas em Charolles, nele fica apenas dois anos, devido a uma doença que durante quatro anos lhe manterá acamada.
Ela passa então alguns anos dividida entre os prazeres do mundo e o chamamento do Senhor à vida religiosa. Teve durante esse período, que sustentar grandes combates com a sua família, enquanto que o Senhor secretamente a vai instruindo e a forma para a sua futura missão.
Tendo tomado a decisão de ser religiosa, apresenta-se no Mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial. Sua entrada no convento é fixada para 20 de Junho de 1671, e recebe, a 25 do mês seguinte, o hábito religioso. A 6 de novembro de 1672, Margarida Maria entrega-se definitivamente ao Senhor pela profissão religiosa. Ela é, desde sua entrada no Mosteiro, objeto de favores insignes da parte de Jesus, seu Soberano Mestre. Ele destina-a a uma grande missão. Juntamente com a profusão de graças, vêm as incompreensões, as contradições e os sofrimentos de ordem espiritual ou física.
Jovem ainda, investida de uma missão providencial autenticada pelo Pe. Cláudio La Colombiere, Margarida Maria faz, no seu Mosteiro, tudo que está ao seu alcance para transmitir a mensagem recebida nas grandes aparições.
Esgotda pela doença e pelo amor que a consome, morre no dia 17 de Outubro de 1690. A festa pedida por Jesus é estendida à Igreja universal em 1856. Margarida Maria foiu beatificada em 18 de setembro de 1864 e canonizada a 13 de maio de 1920.

Nenhum comentário: